arte

arte

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Presidente do Juri da Mostra Competitiva Iberoamerciana de Curtas-Metragens

O Cinema Mundo apresenta o Juri oficial da Mostra Competitiva Iberoamericana de Curtas-Metragens do IV Cinema Mundo - Festival de Cinema de Itu.

Presidente do Juri: Andrea Tonacci
Membros do Juri: Clarissa Moebus, Juliano Luccas, Luiz René Guerra e Sérgio Apendre.


Andrea Tonacci: Nasceu na Itália e veio para o Brasil com 11 anos de idade.
Um dos principais expoentes do movimento que ficou conhecido como Cinema Marginal, seus filmes contribuíram para discussão sobre a estética desse momento do cinema brasileiro. Um deles, "Bang-Bang" foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e é considerado um marco do cinema marginal. Tonacci produz, fotografa e dirige seus documentários. Em 2005, finalizou o longa "Serras da Desordem",que recebeu os Kikitos de melhor filme, melhor diretor e melhor fotografia no festival de Gramado de 2006. Para muitos, Andrea Tonacci é o maior cineasta paulista de todos os tempos.

Juliano Luccas: Cineasta graduado em comunicação social com especialização em gestão de processos de cinema na FGV. Produziu 6 curtas‐metragens, dirigiu e roteirizou os filmes Aurora, Luchador e Spectaculum, recebeu 15 prêmios e participou de 50 seleções oficiais em festivais e mostras nacionais e internacionais.
Integrou o Júri oficial do 3º Festival Paulínia de Cinema.Atualmente está na fase de pré-produção de seu próximo filme baseado nas tirinhas A Noite dos Palhaços Mudos do cartunista Laerte.

Luiz René Guerra: Alagoano radicado em São Paulo, René Guerra é formado em cinema pela FAAP (2006). diretor de cinema e teatro, completou seu primeiro curta-metragem em 35mm “Os Sapatos de Aristeu” em 2008, um dos filmes nacionais mais premiados deste ano. Com o roteiro deste filme foi selecionado para o Berlinale Talent Campus em 2006 onde trabalhou no desenvolvimento de projetos de ficção e de documentário sobre personagens considerados marginais pela sociedade.

Sérgio Alpendre: é jornalista e crítico de cinema. Editor da Revista da Programadora Brasil desde janeiro de 2010. Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa sobre cinema que circulou entre 2005 e 2008. Foi redator da Contracampo de 2000 a 2010, e escreve frequentemente com a Folha de São Paulo (Guia de livros, discos, filmes), para o UOL Cinema e para a MOVIE. Já colaborou para a Bravo, para os cadernos Ilustrada e Mais, da Folha de São Paulo, para o site Cinequanon e para a Revista Tarurana. Realiza cobertura jornalísticas de festivais de cinema por todo o Brasil. Foi curador das mostras Andrei Tarkovski (CCBB-Brasília) e Retrospectiva do Cinema Paulista (CCBB-SP).

sábado, 16 de outubro de 2010

Inscrições encerradas

As inscrições para Mostra Competitiva de Curtas-metragens estão encerradas. Em breve, relação dos curtas selecionados.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Outrarias

Um festival de cinema é um encontro entre pessoas e filmes. As pessoas se encontram para celebrar, refletir, sonhar, sorrir ou chorar, mas sobretudo se relacionar. Tive um professor de antopologia que dizia que é preciso que as pessoas se outrem...e ecreveu um livro chamado "Outrarias". Festival é isso, é a possibilidade do outro, tendo o cinema como o grande inspirador dessa capacidade natural do ser humano.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Curso de Montagem com Ricardo Miranda

"Os geógrafos dizem que há dois tipos de ilhas.
Eis uma informação preciosa para a imaginação,
porque ela aí encontra uma confirmação
daquilo que, por outro lado, já sabia."
Deleuze

Objetivo

O objetivo geral consiste em introduzir os alunos nos principais pensamentos e estéticas da montagem, voltados para uma etnografia do processo de construção e desconstrução do filme.

Conteúdo da Aula:
Conversas: o cinema.
Exercício de construção verbal do filme.
Recordando/pensando a montagem a partir dos filmes
• A Visão
• A Percepção
• O corte
• Montagem Narrativa
• O corte visível / Descontinuidades

Visionamento de filmes da avant-garde francesa.
Experimentações de montagem. Kuleshov,

Vanguardas Soviéticas.
Eisenstein - estética e teoria - Construtivismo, Ideograma e Psicologismos.
Dziga Vertov - A Invenção. Cinema-olho.
Filmes acompanham os temas na aula.
Artavedz Pelechian - A montagem em contraponto

O cinema moderno. O espaço, o tempo e o corte.
Como descobrir os princípios de uma montagem
de invenção. A cor. Dramaturgias da descontinuidade.
A estrutura dramática no documentário.

Relações contemporâneas. Ritmos, dessincronias, etnografias, descontinuidades, êxtases e poéticas da montagem. A não imagem. A Vídeo-Arte. Propondo o desvendamento.A Montagem no Brasil

• Orson Welles
• Jean-Luc Godard
• Jean Marie Straub
• David Perlov
• Antonioni
• Pasolini
• Glauber Rocha
• Rogério Sganzerla
• Arthur Omar e outros

Local:
Espaço Fábrica São Luiz – Rua Paula Souza, 492 – centro – Itu.

Datas e Tempo de duração:
Dia 26 de novembro de 2010: sexta-feira: das 14 ás 17 horas.
Dia 27 de novembro de 2010: sábado das 10 às 13 horas.
Dia 28 de novembro de 2010: domingo das 11 às 13 horas: Plantão de dúvidas.

Vagas:
30

Custo
R$ 30,00

Curso de Roteiro com Joel Yamaji

Conteúdo:
Curso intensivo, prático-teórico, sobre roteiro cinematográfico. O aluno é orientado sobre rudimentos básicos para a concepção, elaboração e desenvolvimento de um roteiro cinematográfico para produto de curta metragem para cinema e televisão.
Função do roteirista. O roteiro e a direção na concepção de um filme. O que é um roteiro cinematográfico. Concepção e estrutura de construção. Modos de representação. Roteiro literário e roteiro técnico: palavra e imagem. Da decupagem técnica de um roteiro. Forma e estilo em um filme. Da montagem: articulação das narrativas, do tempo e do espaço. Ritmo e atmosfera.
Metodologia:
A partir de referências de filmes reconhecidos como importantes na construção e evolução da linguagem cinematográfica, fornecer ao aluno repertório inicial de recursos técnicos para elaboração de seu projeto de roteiro cinematográfico. Exercícios práticos de escrita cinematográfica serão feitos na intenção de provocar a elaboração de roteiros cinematográficos a partir dos imaginários e vivências dos alunos. No encontro de um dia de realização da oficina e nos três dias de duração do festival, alunos interessados poderão desenvolver roteiros a partir de suas idéias de projetos com atendimento do professor orientador.

Local:
Espaço Fábrica São Luiz, 492 – Centro – Itu.

Tempo de duração:
Dia 26 de novembro de 2010: Sexta-feira: 17:30 ás 22:30 horas:
Dia 27 e 28 de novembro de 2010: sábado das 14 às 17 horas.
Domingo das 10 às 12 horas: Plantão de dúvidas - atendimentos com o professor-orientador dos eventuais projetos surgidos no encontro.

Vagas:
30

Custo
R$ 30,00