arte

arte

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cinema Mundo chega ao IV Festival Internacional de Cinema

Itu sedia, entre os dias 25 e 28 de novembro, o Cinema Mundo – IV Festival Internacional de Cinema promovido na cidade, com o apoio da Prefeitura. Entre as atrações, a população poderá ter acesso a 35 filmes distribuídos em quatro mostras, que são a Infantil, Panorama Nacional, Panorama Internacional – Cinema Ibero-americano e a Mostra Competitiva ibero-americana de curtas-metragens. O evento, que engloba exibição de filmes, palestras, mesas de debate com os diretores, workshop de roteiro e montagem acontece no Espaço Fábrica São Luiz, na Rua Paula Souza, 492.
As inscrições para a Mostra Competitiva de Curtas-metragens, nos formatos, Documentário, Ficção, Animação e Experimental, estão abertas. Os selecionados de todas as regiões do Brasil e dos países ibero-americanos irão concorrer aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Argumento, Melhor Fotografia, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor desenho de Som e Melhor Música Original. O público também poderá participar da escolha, selecionando o filme que receberá o prêmio CINEMA MUNDO. Na Mostra Competitiva há uma categoria especial para filmes produzidos apenas no interior paulista, que concorrerão ao troféu RAIZ.
Trabalhar na integração entre cineastas, estudantes e amantes da sétima arte; na difusão do cinema nacional e na desconcentração da cultura cinematográfica nacional para o interior, são as metas do festival, já que os grandes acontecimentos culturais acabam ocorrendo em poucos lugares, principalmente Rio e São Paulo. “Realizar eventos em outras localidades, em especial no Interior, é abrir novos espaços e atender uma demanda de um público ávido por cinema, mas com pouco acesso a atividades”, diz Renata Saraceni, organizadora do evento.



Edições anteriores

Na primeira edição do Cinema Mundo, em 2007, foi realizado o Encontro Internacional de Estudos Cinematográficos, com presença de realizadores e filmes da Alemanha, Dinamarca, Cuba e Argentina. Foi feita ainda uma homenagem ao cineasta Anselmo Duarte que, após o festival, constituiu a “Fundação Anselmo Duarte” em Salto.
Já na segunda edição, ocorreu o Encontro das Américas, com participação de realizadores e filmes da Argentina, EUA e Cuba. “Tivemos a presença de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que reuniu mais de 200 pessoas em uma noite, e de Paulo Betti, com exibição de filme e apresentação de música simultaneamente. Foi surpreendente o fascínio dos jovens pelo Zé do Caixão, especialmente porque a maioria nem tinha nascido quando ele estava mais em evidência.”
Na terceira edição, em 2009, durante o seminário “A Arte de Assistir Cinema” o público pode ter uma introdução a cada uma das áreas de construção de uma obra cinematográfica, além de assistir a filmes memoráveis em homenagem ao Ano da França no Brasil.
Mais informações pelo site www.cinemamundo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário