arte

arte

quinta-feira, 30 de julho de 2009

ITU SEDIA , EM NOVEMBRO, O TERCEIRO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA

Entre os dias 26 e 29 de novembro, será realizado o Cinema Mundo – III Festival Internacional de Cinema de Itu. Entre as atrações, a população poderá ter acesso a 24 filmes distribuídos em quatro mostras, que são a Infantil, Panorama Nacional, Panorama Internacional – Ano da França no Brasil e a Competitiva franco-brasileira de curtas-metragens.
Segundo a organizadora do festival, Renata Saraceni, durante quatro dias estarão reunidos na cidade, artistas, comunidades, cineastas, envolvidos em discussões sobre intercâmbio e cooperação entre os dois países, visando principalmente às co-produções entre França e o Brasil, além de um amplo e legítimo diálogo sobre cinema e cultura.
Renata Saraceni explica que os objetivos do festival são os de trabalhar na formação de platéia, na difusão do cinema nacional e na desconcentração da cultura nacional para o interior. Para ela, os grandes acontecimentos culturais acabam ocorrendo em poucos lugares, principalmente Rio e São Paulo. “Realizar eventos em outras localidades, em especial no Interior, é abrir espaços novos e atender uma demanda de um público ávido por cultura, mas que tem pouco acesso a atividades”.


Ano da França

Uma série de eventos culturais foi e está sendo realizada no que se espera ser a janela de reciprocidade entre os dois países, pois 2009 é o Ano da França no Brasil, além de promover ações que possam enriquecer o conhecimento cultural de nós brasileiros.
O Cinema Mundo, por meio de parcerias, traz para Itu um panorama do Cinema Francês, desde os mais belos clássicos até o cenário contemporâneo, pouco conhecido pelos brasileiros. Retrospectivas, Panorama Contemporâneo, Conceitos e filmes populares, comenta Renata Saraceni, “devem trazer aos ituanos e visitantes momentos de entretenimento e de puro glamour.”
“Mas não só de cinema vive a França”, observa a organizadora, pois “o projeto consiste também no estabelecimento de parcerias que possam completar a semana francesa, oferecendo eventos de gastronomia, e demais manifestações artísticas, como música, dança, apresentações de circo, entre outras.”



Edições anteriores

Na primeira edição do Cinema Mundo, em 2007, foi realizado o Encontro Internacional de Estudos Cinematográficos, com presença de realizadores e filmes da Alemanha, Dinamarca, Cuba e Argentina. Foi feita ainda uma homenagem ao cineasta Anselmo Duarte, que após o festival constituiu a fundação Anselmo Duarte em Salto. “Os resultados foram excelentes, pois surgiram cineclubes na cidade e foi montada a escola de cinema no Ceunsp.”
Já na segunda edição, no ano passado, ocorreu o Encontro das Américas, com participação de realizadores e filmes da Argentina, EUA e Cuba. “Tivemos a presença de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que reuniu mais de duzentas pessoas em uma noite, e de Paulo Betti, com apresentação de Oboé por um pessoa do Conservatório de Tatuí. Foi surpreendente o fascínio dos jovens pelo Zé do Caixão, especialmente porque a maioria deles nem tinha nascido quando ele estava mais em evidência.”
Mais informações sobre o Festival Internacional de Cinema de Itu podem ser encontradas no site www.cinemamundo.com.

Um comentário:

  1. Bom dia!

    Achei uma excelente dica e vou divulgar no meu blog. Infelizmente moro muito longe e não poderei curtir esse evento. Desejo boa sorte a todos e um ótimo trabalhazer!!!

    - Henrique Pimenta

    ResponderExcluir